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TRABALHO DE LÍNGUA PORTUGUESA

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TRABALHO DE LÍNGUA PORTUGUESA Empty TRABALHO DE LÍNGUA PORTUGUESA

Mensagem por Nidi_Nani Qui Nov 12, 2009 11:32 pm

Aqui vão as questões do trabalho em duplas que deverá ser entregue ou postado como MP, POR AQUI somente até o dia 24/11 - siiiiim, na mesma data do de Literatura..ok?



DISCIPLINA: LÍNGUA PORTUGUESA
ENSINO MÉDIO ANO: 2º TRIIMESTRE: 3º
ASSUNTO: TRABALHO EM DUPLAS TIPO: 1 VALOR: 50
ALUNOS (AS): N.OS: TURMA: TURNO: DATA:_____/_____/ 2009.
PROFESSORA: NIDIANE A. LATOCHESKI

TRABALHO DE LÍNGUA PORTUGUESA Claricamizadesincera.th[/img]


QUESTÃO 01 (MACKENZIE – 2009 – adaptado)
No fragmento, o narrador,

a) em 3ª pessoa, manifesta sua compreensão de que uma forte relação entre amigos não sobrevive à passagem do tempo, como o comprova a primeira frase do texto.
b) que pode ser protagonista, assinala o início de uma amizade que gerou convivência íntima – estávamos juntos a qualquer hora – e passa a detalhar os conflitos em que os amigos se envolviam quanto eram questionados sobre a sinceridade do seu pacto.
c) testemunha dos fatos, cita um acontecimento singular – Conhecemo-nos apenas no último ano da escola – e descortina, a seguir, amplo painel de fatos anteriores a esse momento, no desejo de caracterizar a sinceridade da relação estabelecida.
d) onisciente, atribui à carência afetiva de ambos o fato de ele e o amigo buscarem, por todos os meios, solidificar a amizade, pois ela, muito recente, ainda era frágil.
e) personagem, refere um específico ponto do passado e passa a relatar o que ocorre Desde esse momento, privilegiando exposição dos acontecimentos que tinham lugar em seu íntimo e no de seu amigo.

QUESTÃO 02 (MACKENZIE – 2009 – adaptado)
Assinale a alternativa CORRETA.

a) (linha 2) Está em conformidade com as regras gramaticais a substituição de Desde esse momento por À partir de então.
b) (linha 10) A expressão Só que contribui para a construção do sentido de restrição.
c) (linha 4) A forma verbal Chegamos expressa, no contexto, uma ação que ocorre no momento em que o narrador está contando o fato.
d) (linhas 7 e Cool Em como se nos tivéssemos presenteado, o termo destacado introduz circunstância idêntica à observada em Como eu queria mesmo conhecer as ruínas, o acompanhei.
e) (linha 7) Em Sentíamo-nos, a colocação pronominal é do tipo da encontrada em Respeitá-la-ei.

Responda às questões 03, 04 e 05 com base no poema/canção E.C.T, criado por Carlinhos Brown, por Marisa Monte e por Nando Reis, tendo Cássia Eller como intérprete.


E.C.T
Composição: Carlinhos Brown/Marisa Monte/Nando Reis

Tava com cara
Que carimba postais
Que por descuido
Abriu uma carta que voltou
Levou um susto
Que lhe abriu a boca
Esse recado veio pra mim
Não pro senhor...

Recebo o crack, colante
Dinheiro parco, embrulhado
Em papel carbono e barbante
Até cabelo cortado
Retrato de 3X4
Pra batizado distante
Mas isso aqui, meu senhor
É uma carta de amor...

Levo o mundo
E não voooou lá... (3X)
Levo o mundo e não vou...

Mas esse cara
Tem a linha solta
A minha carta
Ele musicou
Tava em casa
A vitamina pronta
Ouvi no rádio
A minha carta
De amor...

Dizendo:
- Eu caso contente
Papel passado e presente
Desembrulhado o vestido
Eu volto logo, me espera
Não brigue nunca comigo
Eu quero ver nossos filhos
O professor ensinou
Fazer uma carta de amor...

Leve o mundo
Que eu voooou já... (3X)
Leve o mundo que eu vou...

Mas esse cara
Tem a língua solta
A minha carta
Ele musicou
Tava em casa
A Vitamina pronta
Ouvi no rádio
A minha carta
Sim senhor!...

Dizendo:
- Eu caso contente
Papel passado e presente
Desembrulhado o vestido
Eu volto logo, me espera
Não brigue nunca comigo
Eu quero ver nossos filhos
O professor me ensinou
Fazer uma carta de amor...

Leve o mundo
Que eu voooou já... (3X)
Leve o mundo que eu vou...
Cássia Eller

Fonte: http://letras.terra.com.br/cassia-eller/44918 - 15/10/2007

Língua Culta, Língua Popular

A língua é um código de que se serve o homem para elaborar mensagens, para se comunicar.

Existem basicamente duas modalidades de língua, ou seja, duas línguas funcionais:
• a língua funcional de modalidade culta, língua culta ou língua-padrão, que compreende a língua literária, tem por base a norma culta, forma lingüística utilizada pelo segmento mais culto e influente de uma sociedade. Constitui, em suma, a língua utilizada pelos veículos de comunicação de massa (emissoras de rádio e televisão, jornais, revistas, painéis, anúncios, etc.), cuja função é a de serem aliados da escola, prestando serviço à sociedade, colaborando na educação, e não justamente o contrário;
• a língua funcional de modalidade popular; língua popular ou língua cotidiana, que apresenta gradações as mais diversas, tem o seu limite na gíria e no calão.
Exemplos:

- Estou preocupado. (norma culta)
- Tô preocupado. (língua popular)
- Tô grilado. (gíria, limite da língua popular).

Em rigor, ninguém comete erro em língua, exceto nos casos de ortografia. O que normalmente se comete são transgressões da norma culta. De fato, aquele que, num momento íntimo do discurso, diz: "Ninguém deixou ele falar", não comete propriamente erro; na verdade, transgride a norma culta.

Fonte: http://www.pciconcursos.com.br/aulas/portugues/niveis-de-linguagem - 7/4/2009 (adaptado)


QUESTÃO 03.

Observando o contexto presente na canção E.C.T, EXEMPLIFIQUE algumas classes de palavras utilizadas na norma coloquial (língua popular, gíria) para a divulgação do enunciado, transformando tais classes para a língua culta (norma-padrão), observando as diferenças no discurso.


QUESTÃO 04

COMENTE o motivo linguístico pela utilização, em termos gerais, da língua popular (gíria) no discurso da canção, de acordo com a criação dos autores.


QUESTÃO 05

E.C.T (Empresa de Correios e Telégrafos) foi criada em 20 de março de 1969, como empresa pública vinculada ao Ministério das Comunicações, mediante a transformação da Autarquia Federal que era, então, Departamento de Correios e Telégrafos (DCT).

Tal evidência pode mostrar a importância no conhecimento nos enunciados e das palavras na Língua Portuguesa: comunicação.

a) QUAIS são os personagens identificados nas estrofes da canção?

b) QUEM fala o quê?

c) QUAIS os motivos, pensamentos, interpretações?

d) De acordo com as perguntas, COMENTE os efeitos de sentido que podem ser interpretados, em toda a canção, com as diferenças estabelecidas pelo refrão da primeira estrofe - Levo o mundo, E não voooou lá... Levo o mundo e não vou – e o refrão da última estrofe - Leve o mundo, Que eu voooou já... Leve o mundo que eu vou... .


As questões 06, 07 E 08 referem-se ao enunciado a seguir, Orações Reduzidas, de acordo com a Gramática Normativa.


Orações reduzidas

São orações construídas com as formas nominais do verbo infinitivo (terminação em -r), gerúndio (terminação em -ndo) e particípio (terminação em -ado/ -ido), sem a necessidade de conjunções ou pronomes relativos para introduzi-las.Para facilitar a classificação de uma oração subordinada reduzida, é recomendado, antes, desenvolvê-la. Para isso, deve-se introduzir no período a conjunção adequada.
• As orações reduzidas de infinitivo podem ser desenvolvidas em subordinadas substantivas, subordinadas adjetivas ou subordinadas adverbiais. Podem vir ou não precedidas de preposição.
• As orações reduzidas de infinitivo - são sempre adverbiais e substantivas; raramente adjetivas.
• As orações subordinadas substantivas geralmente são reduzidas de infinitivo.

Exemplo:

O guia afirmou que conhecia bem a região. – Oração Desenvolvida, com pronome relativo ‘que’.
(Sujeito) (V.T.D) (Oração Subordinada Substantiva Objetiva Direta)

O guia afirmou conhecer bem a região. – Oração Reduzida, sem pronome relativo ‘que’.
(Sujeito) (V.T.D) (Oração Subordinada Substantiva Objetiva Direta Reduzida de Infinitivo)

Para reduzir uma Oração Subordinada Substantiva, deve-se eliminar a conjunção integrante e colocar o verbo no infinitivo.

Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Ora%C3%A7%C3%A3o_principal (Profa. Célia Trindade)– 7/4/2009 (Adaptado)


QUESTÃO 06

• Deixe-ME REPOUSAR.
• Ouvi-O GRITAR.

Analise as orações subordinadas destacadas. CLASSIFIQUE-AS como orações reduzidas, TRANSFORMANDO-AS – para verificação – em orações desenvolvidas. Após verificar as relações dos termos essenciais das orações subordinadas (sujeitos), COMENTE a atuação sintática identificada pelos pronomes oblíquos (ME, O) sublinhados.


QUESTÃO 07
Assunto: Orações Reduzidas e Orações Desenvolvidas.

a) CLASSIFIQUE as orações a seguir.
b) TRANSFORME-AS e CLASSIFIQUE-AS como orações subordinadas reduzidas.

• Ele contava histórias que arrepiavam os mais corajosos.
• Na cidade, viam-se pessoas que caminhavam para o trabalho.


QUESTÃO 08

As orações adverbiais, em geral, vêm precedidas de preposição. As proporcionais e as comparativas são sempre desenvolvidas. Não há consecutiva, comparativa e final reduzida de gerúndio.

Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Ora%C3%A7%C3%A3o_principal (Profa. Célia Trindade)– 7/4/2009 (adaptado)



CLASSIFIQUE as orações a seguir, transformando-as e classificando-as como orações subordinadas reduzidas.

• Quando descobri a rua, localizei a casa do ator.
• Você poderá mudar de opinião, caso leia esse livro.


As questões 09, 10 E 11 referem-se ao enunciado abaixo, Orações Subordinadas Adjetivas e os Pronomes Relativos.

Os pronomes relativos que introduzem as orações subordinadas adjetivas desempenham funções sintáticas. Para esse tipo de análise, deve-se substituir o pronome relativo por seu antecedente e proceder a análise como se fosse um período simples.

Exemplos: - O homem, que é um ser racional, aprende com seus erros – Sujeito.
- Os trabalhos que faço me dão prazer - Objeto Direto.

Fonte: http://www.pciconcursos.com.br/aulas/portugues/periodo-composto-por-subordinacao - 7/4/2009 (adaptado).

Observe os períodos especificados a seguir.

• O filme cujo artista foi premiado não fez sucesso - adjunto adnominal
• A escola onde estudamos foi demolida - adjunto adverbial

QUESTÃO 09
CLASSIFIQUE as orações subordinadas adjetivas acima sublinhadas.


QUESTÃO 10
Analisando os mesmos períodos destacados na questão anterior, IDENTIFIQUE as funções sintáticas dos pronomes relativos (cujo, onde) que introduzem as orações subordinadas adjetivas sublinhadas.


QUESTÃO 11
Identifique as funções sintáticas dos pronomes relativos destacados que introduzem as orações subordinadas adjetivas abaixo sublinhadas, observando um dos Termos Integrantes da Oração (Complemento Verbal, Complemento Nominal ou Agente da Passiva) e um dos Termos Acessórios da Oração (Adjunto Adverbial, Adjunto Adnominal, Aposto), de acordo com a Gramática Normativa.

• O filme a que fizeram referência foi premiado - complemento nominal
• O filme cujo artista foi premiado não fez sucesso - adjunto adnominal


As questões 12, 13 e 14 referem-se ao conceito de Regência Verbal.

A Regência Verbal ocorre quando o termo regente é um verbo e este se liga a seu complemento por uma preposição ou não. É fundamental o conhecimento da transitividade verbal.

A preposição, quando exigida, nem sempre aparece depois do verbo. Às vezes, ela pode ser empregada antes do verbo, bastando para isso inverter a ordem dos elementos da frase (Na Rua dos bobos, residia um grande poeta). Outras vezes, ela deve ser empregada antes do verbo, o que acontece nas orações iniciadas pelos pronomes relativos (O ideal a que aspira é nobre).

Fonte: http://www.pciconcursos.com.br/aulas/portugues/regencia-verbal - 74/2009 (adaptado).


QUESTÃO 12

• Assistimos a um bom filme.
• Minha família sempre assistiu o Lar dos Velhinhos.
• Aspirando a um cargo público, ele vai assistir em Brasília.

IDENTIFIQUE o termo regente do verbo ASSISTIR, de acordo com o sentido do período e a transitividade verbal de cada período.



QUESTÃO 13.

De acordo com o exemplo especificado no enunciado, sobre Regência Verbal, a respeito da aplicação do pronome relativo ao sujeito, CLASSIFIQUE a oração subordinada destacada: O ideal a que aspira é nobre.


QUESTÃO 14.

De acordo com o primeiro exemplo do texto – Na Rua dos bobos, residia um grande poeta – CLASSIFIQUE o período determinado, especificando os termos básicos da oração.

QUESTÃO 15

PRONOME RELATIVO CUJA

Este pronome indica posse (algo de alguém).
Na montagem do período, deve-se colocá-lo entre o possuidor e o possuído (alguém cujo algo)

Antipatizei com o rapaz. Você conhece a namorada do rapaz.

O substantivo repetido rapaz possui namorada. Deve- se, então, usar o pronome relativo cujo, que será colocado entre o possuidor e o possuído:

Algo de alguém = Alguém cujo algo.

Então, a namorada do rapaz = o rapaz cujo a namorada.

Não se pode, porém, usar artigo (o, a, os, as) depois de cujo. Ele deverá contrair-se com o pronome, ficando assim:

cujo + o = cujo;
cujo + a = cuja;
cujo + os = cujos;
cujo + as = cujas.

Fonte: http://www.gramaticaonline.com.br/gramaticaonline.asp?menu=1&cod=145 – 7/4/2009


De acordo com a leitura do enunciado sobre utilização do Pronome Relativo Cujo, MONTE períodos compostos nos dois modelos, separadamente, identificando a relação entre o possuidor e o possuído, de acordo com as conjunções sintáticas.

• O artista morreu ontem. Eu falara da obra do artista.
• As pessoas estão presas. Eu acreditei nas palavras das pessoas.



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